domingo, 24 de junho de 2012

A Forma das Raquetes


Muitos sabem que existem diferenças, mas poucos entendem porque as raquetes oferecem diversos tamanhos.
   
Assim como o peso, as raquetes são oferecidas em diferentes tamanhos para agradar a um grande leque de tenistas. Quanto maior a variedade, maior a chance do tenista comprar uma raquete da sua marca. E isso é bom para nós, tenistas, que temos mais opções de escolha.

Antigamente, como já foi dito aqui, as raquetes eram de madeira, e por ser um material mais flexível, não permitia que houvesse variados tamanhos. Por esse motivo elas tinham basicamente o mesmo tamanho, que era o tamanho máximo que elas podiam atingir na época. Maior do que isso e a raquete não iria aguentar a força do choque entre a bola e o encordoamento. Aliás, encordear uma raquete dessas hoje em dia é uma arte, já que a raquete entorta facilmente. As tensões usadas na época também eram bem menores do que as de hoje.

Quando o grafite começou a ser utilizado na composição das raquetes, as marcas perceberam que a resistência mecânica desse material era muito maior, e a partir disso foi possível aumentar o tamanho da cabeça das raquetes, proporcionado ao jogador mais potência e possibilitando uma mudança radical no jeito de jogar tênis. As empunhaduras começaram a mudar, os efeitos passaram de slice para spin, e os jogadores tiveram que se tornar cada vez mais atléticos.

Enfim, depois de um pouco de historinha, vamos ver o que cada tipo de raquete oferece aos tenistas. Lembrando que existem as MidSize( Mid ), as MidPlus( MP ) e a Oversize( OS ).

A raquete Mid é a que oferece maior controle. Justamente por ter uma área pequena( 85 a 94 polegadas quadradas ), o sweet spot delas é bem menor. Com elas é muito mais difícil acertar uma bola em cheio, mas quando o tenista acerta, ele praticamente consegue colocar a bola onde quiser. O difícil é acertar com frequência o sweet spot. Hoje em dia são poucos jogadores que utilizam essas raquetes, e geralmente são jogadores que jogam há muito tempo, pois aprenderam a jogar com raquetes de madeira e não conseguem se acostumar com as cabeçudas de hoje, e jogadores de técnica refinida, pois por serem capazes de acertar o sweet spot com frequência, são premiados com controle acima do normal. Aposto R$10 como pensou no Roger Federer. Ele utiliza a Wilson BLX Six. One 90 Tour, cuja cabeça é de 90 polegadas quadradas. Ou pensou no Pete Sampras? Ele usava a Wilson Pro Staff 6.0 85, de 85 polegadas quadradas! Além de tudo isso, geralmente as raquetes Mid são as mais pesadas das linhas, por serem exatamente voltadas a jogadores com a técnica apuradíssima.

Temos então as mais comuns atualmente: as MidPlus( MP ). Com a área um pouco maior, entre 95 e 104 polegadas quadras, oferecem maior conforto ao jogador e permitem batidas mais foras do centro, além de um pouco mais de potência. Isso porque como a corda é esticada em um comprimento maior no encordoamento, o efeito trampolim( ou estilingue ) acaba sendo maior. Além disso, por permitirem ao jogador batidas mais amigáveis, ela facilita o spin, pois o jogador pode entrar com a cabeça da raquete mais “fechada”, ou seja, com o ângulo de ataque maior. São as preferidas por quase todo tipo de jogador, por ter um tamanho decente tanto para o jogo de quadra como para voleios, por oferecer uma boa relação de potência e controle, e é justamente por isso que são a maioria no mercado. Em geral, são um pouco mais leves que as Mids, mas existem alguns modelos específicos de MP que tem o peso equivalente ao das irmãs menores.

Finalmente chegamos às Oversize( OS ). Com a área bem grande, acima de 105 polegadas quadradas, existem modelos que chegam até a 135 ou 140 polegadas quadradras! Essa área ampliada se traduz em grande conforto nas batidas, por ter um sweet spot bem amplo, permitindo ao jogador bater bolas com mais facilidade. Além disso, o efeito trampolim é maximizado aqui, oferecendo potência de sobra. Jogadores com swing curto geralmente gostam de raquetes desse tipo. Alguns jogadores profissionais utilizavam raquetes OS, tais como Andre Agassi e Michael Chang. O grande motivo é que fisicamente eles levavam desvantagem em comparação aos adversários, por terem um porte físico menor. Eles tentavam( e conseguiam! ) compensar isso utilizando uma raquete que lhes permitisse atacar bolas com mais frequência na corrida. Além disso, as raquetes de ambos eram modificadas para oferecer maior controle do que uma OS “normal”.

Sem comentários:

Enviar um comentário